Tome um Vallium antes de ler...

2008/02/16

Sermões do padre António Vidigueira - Sermão de Santo Bartolomeu aos lepidópteros

Atenção gentis damas e encorpados cavalheiros. Também por ordem inversa.
Naquele tempo estava o [...] do Gomes de cócoras a [...] quando veio a senhora Angela Merkel brandindo o livro da verdade. Verdade se diga que o que a senhora Angela Merkel veio brandindo não era, repito, não era [....] o livro da verdade. O que é a verdade?, perguntareis vós, com um ar entre o incrédulo e o pós-moderno. Ninguém sabe. Ninguém afinal quer saber. Toda a gente se está cagando para a verdade. Serão por isso advogados da mentira? Não sei. Ninguém sabe.

Mas, falava eu da senhora Angela Merkel [...]. Tudo o resto não interessa. Concentremo-nos sobre a senhora Angela Merkel . Estava ela prostrada nesse seu doce enlear, quando apareceu o senhor Merkel (por trás para cumprir aquela ideia de que por trás de uma grande mulher está sempre um grande homem, se elas gostarem assim...). Herr Merkel era senhor de um valente [...] brandindo, também ele, um grosso volume das obras coligidas de Vitor Santos, o tal que tem um pavão [...], que de vez em quando aparece. Volta não volta lá está ele [..., ..., ...].

Pois, falava eu da senhora e do senhor Merkel o tal que brandia, brandia até à exaustão. O tal livro. Era digno de se ver o Merkel a brandir. A brandir, a brandir!

Não sei porquê. Ninguém sabe porquê. Até ontem ninguém tinha encontrado resposta. Por favor continuem sintonizados, porque eu assim que souber mais alguma coisa digo.

6 comentários:

Whisky Osoda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Esqueceu-se o meu letrado amigo do IP5. Mas, também lhe digo: antes lepidóptero que veadão...

Anónimo disse...

E vai levar na pédia!!!!!

Whisky Osoda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Whisky Osoda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Whisky Osoda disse...

Acho interessante e bastante oportuno que o nosso letrado membro do clero (que o clero também tem, dizem-me)tenha escolhido dirigir-se hoje a uma ordem de insectos muito diversificada que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal, mariposas no Brasil e angelamerkels elsewhere.

O grupo, by the way, inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção, facto que não terá por certo sido alheio à sua escolha como grupo-alvo deste sermão.

Já o ciclo de vida dos lepidópteros (que engloba as etapas ovo, larva ou lagarta, pupa e imago e fase adulta) não me parece ter tido qualquer influência no acto decisório. Nem essa influência, a têr existido, seria fácil de explicar sem entrar em campos tão diversos e complexos como o ambiente, a exclusão social, a discriminação racial e até mesmo os hábitos alimentares de alguns povos do extremo oriente.

A verdade é que há cerca de 180.000 espécies de lepidópteros, classificadas em 127 famílias. Destas, seis estão em perigo crítico de extinção, 36 estão ameaçadas e 116 não têm saúde nenhuma. Só no Brasil há 57 espécies de Lepidoptera ameaçadas de extinção, o que não admira, dado o estado em que têm as gengivas.

Existem 44 super-famílias de lepidópteros. Informalmente, o grupo é separado em Rhophalocera (borboletas), que inclui apenas duas destas super-famílias (Hesperioidea e Papilionoidea), e Heterocera (traças/mariposas/angelamerkels). Oficialmente, contudo, vive tudo ao molho, aparentemente porque desta forma conseguem uma situação fiscal mais favorável. São consideradas como borboletas as seguintes famílias: Hesperiidae, Papilionidae, Pieridae, Nymphalidae, Lycaenidae e Riodinidae (isto não é bem visto por todos, dado que alguns dos seus elementos, especialmente os chefes de família, são até bastante bem dotados). As restantes são designadas por traças/mariposas/angelamerkels.

De tudo o que ficou dito, decorrem dois aspectos principais e um secundário:

AP1. É essencial saber a qual das múltiplas e variegadas espécies de lepidópteros se dirige o reverendo, de forma a facilitar o entendimento do conteúdo do sermão.

AP2. Há grandes negócios a realizar na área do fabrico e distribuição de bolas de naftalina.

AS1. Êle há pédias mais wicked do que outras.