Tome um Vallium antes de ler...

2006/07/28

O Património epistolar de Jorge de Gijon III

Adenda à resposta a D. Manolo Montoya, também conhecida por "Epístola aos Manchúrios"

Meu caro D. Manolo,

Já agora ainda um acrescento a propósito da Hipnotusa, a mulher dos Catetos (eles eram, de facto, gémeos e casados com a mesma mulher, segundo consta...)
Um dia estava Hipnotusa posta em seus cuidados a lavar suas roupas íntimas na fonte fria. Veio um Cateto e começou a lamber-lhe a ponta da... Naaaaaa! Não era nada disto que eu te queria dizer.
Não! O que eu te queria referir era o outro Cateto, que à custa de ir somando os quadrados ficou, subitamente, sem gasolina. Estava sem dinheiro e sem o cartão Multibanco, que lhe tinha sido clonado (a famosa Clonagem de Creta de que Hermeneu já falava na sua crónica semanal na Gazeta do Epidauro) (*). Ora, Cateto que não era dado a digestões fáceis, sofria de aerofagia. De flatulencia! De meteorismo!!
Tudo era pretexto para largar gases.
Foi-se sublimando a mando de Dermo-corococó-pólis, o famoso criador do conceito da cidade-pele-de-galinha.
Dermo-corococó-pólis acabou por mandar vigiar Cateto pela polícia política de Ateneu, o Comercial. Um dia foi mesmo apanhado com a boca na botija... do gás! E zás!, logo Ateneu o mandou capar em fatias muito finas.
Desgostoso com o desenrolar de toda aquela história e capado, Cateto, triste e com a voz a ficar cada vez mais fininha meteu os papéis para a reforma. Ainda hoje vive, assim, abastadamente, numa enxovia que só visto. Vive como reformado-adjunto de 3a classe no Lar das Irmãs da Caridade Cristã. Já nessa altura, esta famosa equipa de ciclismo TT começava a dar nas vistas. Aliás Cateto tinha os olhos negros por isso mesmo.
As Irmãs é que adoravam os seus olhos negros e portanto nunca criticaram muito toda aquela situação. Até a forçavam, é bom dizer-se, dando ainda mais nas vistas, 'tás a ver?
Um escândalo de favoritismo, de nepotismo e de proselitismo de segunda categoria.
Bom, se estás a ver, manda por favor confirmação para este endereço atá, não mais tardar, 3a feira próxima. Se ultrapassares esta data terás de pedir uma adiamento. E não sei se será possível. Sinceramente! Com toda a gente de férias, estamos a trabalhar com menos pessoal e vai ser difícil.
Era isto então que te queria dizer.

Jorge de Gijon (Conde em Viligiatura)


(*) Nota do Tradutor: Hermeneu sofria de Crónica crónica ao que parece. Tinha vontade de fazer cró-cró, teria ele afirmado à sua avó doente, retida no leito desde a nascença. A Crónica de Hermeneu ainda hoje é publicada, se bem que ele tenha vivido entre 135 AC e 25 DC... Administraram-lhe toda a espécie de remédios, fizeram-lhe toda a sorte de tratamentos e operações, mas a Crónica não passou e ainda hoje o atormenta.

Sem comentários: