Tome um Vallium antes de ler...

2006/07/28

O Património epistolar de Jorge de Gijon II

Resposta a D. Manolo Montoya, também conhecida por "Epístola aos Tadeus"

Meu caro D. Manolo,
Vou responder à letra.
Se quiseres, podes responder à música.
1) O Rivera só tinha primos. O grau é irrelevante neste caso. Toda a gente era primo de Rivera!
2) Aristotóteles era de facto um boçal. Não lhe chamaram isso só quando ele começou a ficar balhelhas. Isso é uma interpretação errónea de factos que se vieram a apurar muito mais tarde, através da decifração dos chamados "Manuscritos de Mar Cáspio". Ele foi assim chamado logo que nasceu. É que o pai, estás a ver, era gago! Alias, a mãe tambem e boa parte da familia. Ele-les já não sa-sabiam mui-to-to be-bem o que diziam.
3) Quanto a Parménides, tens razão num ponto: havia subordinados. Mas havia também superiores, daí a continência. Ou seja: sabujo como ele era, Parménides fazia continência aos superiores e fazia incontinência aos subordinados. Tudo isto aliás lhe deixou um amargo de boca que ele tratou de combater com Smints.
4) Quanto a Pitágoras, o caso é muito mais complicado. Pitágoras, quando criança, dormia pouco. Aliás, nao dormia. Aliás, não pouco. Passava as noites a ver televisão e a beber grandes biberons de whisky com cola, bebida a que, aliás, na altura, chamavam "Colatudo". Ao fim de um ano, Pitágoras, exausto, despediu-se da senhoria (a única pessoa em que ele confiava), afagou carinhosamente o cão Vadio, tomou cicuta e foi o que se viu. Está portanto provado que Sócrates não foi pioneiro neste domínio. No domínio a cicuta. Como noutros. Alias Sócrates nao é pioneiro em domínio nenhum. Talvez no domínio do com. Em inglês, o chamado com-domínio, como muito bem o definiu Solange Bettencourt, irmã do Nuno e, também ela, grande praticante do Black Jack, esse mal da civilização que não, que não...
Black Jack (o genuíno, não o travestido que era oriundo da familia dos Jack, mas por parte dos Ties) foi um dia tentar segurar uma das numerosas pontes que em Portugal ameaçava ruina e queda. Não caiu (a ponte, não o Black Jack) por pouco. Mas, uma viga ainda lhe passou mesmo ao lado.
Bem podiam gritar por justiça os Atenienses!! Justiça nunca lhes seria feita!
Olarilas!
5) Quanto a essas insinuações acerca do Arquimedes e da mulher dele e do Pitágoras, do Protágoras e todo o resto dessa cáfila infecta só tenho uma palavra: Múrcia!

Jorge de Gijon (Conde em Viligiatura)

Sem comentários: