O verão aproximava-se e estava gordo que nem um porco. Heitor comia sem cessar tudo o que lhe passava à frente. Jurara, entretanto, que com o aproximar da época balnear e a consequente necessidade de expor o seu corpo iria ter de fazer qualquer coisa. Iniciou então um regime apertado de dieta. Rigorosa. Implacável! Tentou tudo. Não houve produto ou método mais ou menos caseiro que não experimentasse. As saladas provocaram-lhe maçadoras infecções intestinais que lhe deixavam o trânsito intestinal num estado em tudo semelhante ao que se passa na 2ª Circular às 18h de uma sexta feira. O Herbal Life causava-lhe gases. O copo de água provocou-lhe o aparecimento de uma barriga de água que, ao rebentar (ele pareciam os diques holandeses em dia não!), provocou uma das cheias mais aterradoras que a região onde vivia jamais experimentou.
Heitor estava desesperado.
Esta história, contudo, tem pouca coisa a ver com o que vos queria aqui contar.
Adelaide era pobre. Hernâni era rico. Cruzaram-se um dia num elevador. Acidentalmente trocaram olhares e simpatizaram um com o outro.
Mas, até esta história de Adelaide e Hernâni não tem, rigorosamente, nada a ver com o que vos queria contar aqui hoje.
(estou a começar a ficar preocupado...)
Péricles deu o seu nome a um século de ouro. Só nessa altura foram inaugurados mais caminhos, pontes, fontanários e viadutos romanos (sim, Péricles andava, ainda por cima, anos à frente do seu tempo!) que nos séculos todos que precederam o de Péricles. Um espanto! Este período ficou conhecido, de resto e como certamente saberão, pela designação carinhosa que os historiadores lhe vieram a dar de "os pré-Péricles".
Péricles, esse, exultava por ter um século só dele.
Ora, Péricles que não era parvo, sujeitou-se nessa altura a um tratamento intensivo de ultra-violetas que quase o deixou morto. Bom, pelo menos, bastante esvaído, coitadinho. Ele já não andava bem, mas com aquele tratamento então foi uma desgraça. Começou a frequentar bares de alterne. Mal cabia na toga. As narinas inchavam-lhe. As unhas pararam de crescer. As sandálias caíam-lhe dos pés em chaga. Ulisses apresentou uma queixa. Ofélia, a menina do quiosque onde Ulisses ia comprar tabaco, organizou uma abaixo assinado. Tudo se preparava para um desfecho trágico...
Eis senão quando, aparece o Silva, usando aquelas calças de ganga que não despia havia já mais de 13 anos. O Silva, com aquele seu ar bonacheirão --parece que o estou a ver!-- vira-se para o Péricles e diz-lhe: "- Ó Péricles, pá!, pareces mesmo um suíno!" O Péricles amuou e até hoje nunca mais dirigiu uma palavra ao Silva.
Quem sabe, sabe!
Tome um Vallium antes de ler...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Pois não há que saber, meus amigos! E ao dizer isto cofesso uma certa trepidação da tal que, em geral, acompanha as confissões. Então querem lá alguêm mais pericoloso que o Péricles? Ou não terá sido ele que porventura pòs o Pé no Pé-de-Vento (como o demonstrou o sábio Doutor Mário Matoso). Não foi ele que abateu o Matarazzo à cabeçada, logo depois de ter afundado o Titanic com uma outra bem colocada na proa toda? Com ele ninguêm mete o Pé na argola, oh se mete!!! E digo mesmo mais... mas mais logo! Agora digo menos que vem aí o Péricles de liteira e com cara de poucos amigos. Safa-te,...
Sim, sim! Pisga-te e põe-te a pau senão ainda te lanço a maldição do Jean-Étienne Liotard!!!!!!
Perguntar-me-ás tu, assim, de repente: o que é a maldição do Jean-Étienne Liotard?! Depois te explico e à nossa gentil audiência...
Pois eu tremo que nem varas azuis, que são umas que ainda vibram mais do que as verdes. Pelo menos tremem com uma frequencia ligeiramente mais elevada, o que não quer dizer que vibrem melhor, já se vê. Eu sei do que falo porque até toco trombone de varas (amarelas de momento). Mas o Jean Étienne Leopard não me initimida, fica sabendo. Eu faço questão em me initimidar a mim mesmo antes que outros os façam, não deixo as minhas intimidações por varas alheias!
Treme Bombardino!! Treme!!!!!!!!! A cor das varas não interessa... desde que haja tremura!!! E a maldição do Liotard cedo se vai fazer sentir!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tuvaizaver!!!!!!!!!!
Enviar um comentário